Compartilhar

Mesmo aquele que vai “rapidinho ali no shopping comprar um presente” leva um tempo considerável em casa ou no trajeto pensando no que vai comprar. Isso porque valorizamos muito a quantidade de pensamento que investimos nos presentes: quanto mais a gente demora para decidir, melhor vai ser o presente escolhido.tumblr_nbzyq2Zy0V1terwlso1_400 Acontece que os pensamentos são, por si só, invisíveis e a pessoa que recebe o presente não sabe quanto tempo demorou para ele ser escolhido. Então, primeiramente, demorar para escolher o presente NÃO faz dele um presente melhor. Aí vão outras 7 dicas para comprar seus presentes desse Natal:

  1. Vai no embalo: A embalagem prepara o receptor para o presente, cria expectativa com cores e estampas. Em um estudo, um cientista deu um mesmo presente para um grupo de pessoas e pediu para eles avaliarem. Metade recebeu com uma embalagem cheia de laços e cores enquanto a outra recebeu dentro de um saco comum. O primeiro grupo deu notas melhores que o segundo. Isso mostra que a embalagem faz um papel importante na experiência do presentear (um papel importante, sacou o trocadilho?). Capriche nela mas não capriche mais que no presente, se não pode rolar uma certa decepção.
  2. Colorido preciso: A cor da embalagem ou do próprio presente influi bastante no clima que se quer passar na ocasião. É por isso que quando chega perto do Natal, as lojas se enchem de objetos nas cores verde e vermelho, para encher a atmosfera de “espirito natalino”. Se seu presenteado gosta de natureza etc, um papel verde pode dar um ‘algo a mais’ subliminar. Cores de uma marca que a pessoa goste (com um produto daquela marca dentro, é claro) também preparam o terreno para a boa surpresa.
  3. Cuidado com o preço e o tamanho: não estou falando da sua situação financeira ou da saúde da sua lombar, mas de 9e23889034b34c97ed88c126fa6f7062como as pessoas reagem a presentes. A ciência mostra que os seres humanos têm altas tendências a reciprocidade, isto é, se você me ajuda, eu te ajudo. Isso é percebido até em crianças de 21 meses que mal entendem como a sociedade funciona. A lição aqui é que presentes caros podem deixar a pessoa que recebe constrangida por não poder retribuir da mesma forma e causar um mal estar. Conheça bem a pessoa e tenha cuidado.
  4. Presentear não é dizer o que pensa sobre alguém, mas sim mostrar: Por essa razão, como foi dito lá em cima, as pessoas passam muito tempo pensando em um presente que exprima toda essa dedicação, que normalmente nem é percebida por quem recebe. Uma forma melhor de mostrar todo esse afeto é deixando claro que você demorou para conseguir aquele presente: fazendo ele você mesmo (DIY – Do It Yourself). Se torne alguém prendado no Natal e coloque a mão na massa!
  5. “I see what you did there”: Um presente é algo que
    Ah, eu entendi a brincadeira
    Ah, eu entendi a brincadeira

    conecta duas pessoas e nada mais autêntico que algo que conecta APENAS as duas pessoas em questão. Dê um presente “piada interna”, algo que só o presenteado vai entender e se divertir com aquilo. É sempre bom explorar essa exclusividade.

  6. Não é só uma lembrancinha: Mais importante do que você dá é como você dá. Isso porque mais de 60% da informação que transmitimos a outras pessoas é não-verbal, isto é, sua linguagem corporal, tom de voz etc. Dê um presente com vontade, não por obrigação: olhos nos olhos, um abraço apertado e um sorriso sincero podem agregar muito valor ao seu camarote presente.
  7. Dê o melhor presente de todos: o melhor presente de todos não pode ser entregue, só pode ser vivido: é uma experiência. No Natal pode ser um pouco mais complicado de dar uma experiência legal paraPlanning-top-5-surprise-party-cover-stories-Getty-1200 alguém em específico, mas investir na festa de Natal parece uma ótima opção: faça doces diferente e crie brincadeiras para fazer todos interagirem de uma forma nova até chegar a tão esperada meia-noite.

Você pode perceber que nossas orientações abordam não só características dos presentes, mas também o comportamento de quem presenteia. Siga uma ou mais dessas dicas e fique mais despreocupado com a satisfação do seu presenteado pois seu presente será perfeito!

Source :

Psychology Today, Spsp, Smithsonian Mag, Live Colorful, Virginia.edu, Sensational Color

Deixe uma resposta