Compartilhar

Hoje se sabe que as aves são dinossauros aviários ou plumados. Mas dinossauros são répteis, aves são aves. Sim, aves, tecnicamente são répteis também. As evidências dizem que eles são descendentes de um grupo chamado Maniraptora. Que evidências são essas?

dinosaur-clade-4Primeiro vamos distinguir duas formas de classificar os animais. Existe a classificação de Linnaeus e a Filogenia. O primeiro classifica os animais de acordo com suas semelhanças na atualidade. Nessa forma de classificação, as aves não são répteis, pois tem características diferentes o suficiente para serem separadas deles como a habilidade de voar, penas e o metabolismo endotérmico (produz seu próprio calor para regular a temperatura corporal). Já a Filogenia se baseia nas linhas evolutivas para definir quais espécies são mais próximas entre si. Uma das formas mais comuns de se representar esses graus de parentesco é com o uso de cladogramas,  uma espécie de árvore genealógica gigante. O tempo é medido de baixo para cima e cada bifurcação mostra que dois grupos da mesma espécie se separaram, ou seja, tomaram rumos evolutivos diferentes formando novas espécias. E é nessa segunda, Filogenia, que vamos nos basear. Vamos ao que interessa então: a galinhassauro.

archaeopteryx_lithographica
Archaeopteryx lithographica

Desde o século XVI até o XIX, muitos anatomistas perceberam as semelhanças entre répteis e aves. Em 1860, um trabalhador de pedreiras encontrou, na Alemanha, um fóssil muito interessante: o Archaeopteryx lithographica. Era um tipo de criatura “intermediária” entre um réptil e uma ave. Não é certo falar intermediário porque aves e répteis não são estágios fixos, é como dizer que sua mãe é um intermediário de você e seu irmão, o que não é verdade.

cladO fóssil estava, certamente, em uma das bifurcações de um cladograma (esquema que mostra o grau de parentesco entre espécies com base na evolução). Chamava-se, usualmente, esse fóssil de urvogel em que vogel é pássaro em alemão e ur é “mais antigo” como se fosse o ‘tatara’ em tataravó.

giphy
Velociraptor

Avestruz, ema, kiwi: todos eles são aves da ordem Struthioniformes (aves ratita) que não voam. Alguns são bem parecidos com dinossauros famosos como os do grupo Coelurosauria que inclui os Tiranossauros e, os que são de um grupo ainda mais próximo das aves, os Velociraptors.

Os materiais em maior abundância para a análise das semelhanças entre aves atuais e dinos são, claro, os esqueletos que são preservados por rochas. Com eles podemos perceber uma série de características iguais entre aves de hoje em dia e a dino-galera do grupo Maniraptora. Aliás, os pássaros SÃO desse grupo, não é a toa que são parecidos. Cientistas acreditam que os pássaros derivaram do resto desse grupo por volta de 150 milhões de anos atrás, no período Jurássico.

graphics16Que semelhanças são essas? (você já leu essa pergunta hoje) Começam com os braços alongados, mãos com garras e pulso flexível. Ossos ocos e com parede fina, matatarsos (ossos do pé que sustentam cada dedo) longos, pés com 4 dedos (mesmo que só 3 sustentem o corpo), pescoço em formato de S e posição ereta com os pés posicionados bem abaixo do corpo.

A orange identification band with a number on the leg of a pigeon at Lee Roith's residence north of Cheyenne last week. Domestic pigeons with individually identifiable leg bands are registered with one of several National Pigeon Organizations and the owner can be traced through that number. Michael Smith/Wyoming Tribune Eagle
Pata de um pombo … com escamas

Assim como todos os outros répteis, aves tem escamas, já que as penas são produzidas por tecidos muito similares aos que produzem as escamas. Além disso, os pés dos pássaros têm escamas se você nunca percebeu. Eles, répteis com e sem penas, colocam ovos e possuem órgãos bem parecidos (músculos, cérebro, coração etc).

sgsjkE… uma última semelhança: PENAS. Sim, você já deve ter ouvido falar que o grande e temível T-Rex tinha penas. Isso talvez seja verdade, mas não está 100% comprovado. Fato é que pequenos dinossauros com penas foram encontrados (fossilizados, é claro) na China. Parece que é muito provável que dinos maiores tivessem penas primitivas chamadas de proto-penas.

Ok, aves são répteis, mas por que são dinossauros e não crocodilos, por exemplo? E a Galinhassauro?

Boa pergunta! Lembra da Filogenia? Classificar os animais por linha evolutiva e tal? Então, os répteis surgiram há cerca de 300 milhões de anos. 40 milhões de anos depois, um grupo desses répteis se separou. Esse grupo eram os terapsídios, répteis que dariam origem aos mamíferos muito tempo depois. Outro grupo de répteis se separou 120 milhões de anos depois e hoje nós chamamos esse grupo de dinossauros. 6Acontece que há 65 milhões de anos (muito número, eu sei) houve um evento catastrófico que matou a maioria dos dinossauros (leia mais sobre isso no post “6 extinções em massa… 1 a gente que faz”), com exceção de um grupo: um grupo de dinossauros plumados, com penas. Nesses últimos 65 milhões de anos, esses sobreviventes se tornaram todas as aves que nós vemos hoje. Por isso que os pássaros de hoje não são apenas descendentes de dinos, eles são os dinossauros! Devido a essa proximidade, considera-se que aves sejam dinossauros. E não, não existe um galinhassauro, apesar disso já ter sido tentado.

Fontes:University of California, Arizona State University

2 COMENTÁRIOS

  1. Uma coisa interessante é que se voltarmos ainda mais na linha evolutiva de dinossauros e aves chegaremos a um grupo chamado peixes, dos quais os mamíferos também descendem, e na árvore filogenética (ou cladograma) existem peixes atuais (como os dipnoicos) que estão mais próximos dos vertebrados terrestres do que dos outros peixes. Isso quer dizer que pássaros e dinossauros também são peixes. Ou mais ainda, que nós somos todos peixes.

Deixe uma resposta