Compartilhar

Todo mundo usa ou já usou embalagens longa vida, também conhecidas pelo nome da marca TetraPak, que são aquelas das caixas de leite, por exemplo. Elas foram projetadas para guardar os alimentos de forma que eles se conservassem por mais tempo e isso acontece pois essas embalagens são feitas de 3 substâncias diferentes: papel (75%), plástico (5%) e alumínio (20%).

tetrapakO papel serve para dar estrutura e resistência à caixa. O plástico veda a embalagem e a deixa impermeável, não passando ar poluído ou água contaminada. O metal alumínio impede que oxigênio e luz entrem, evitando oxidação dos alimentos pelo ar e impedindo que a luz destrua algumas substâncias como vitaminas presentes em alguns alimentos. Essa composição faz com que esse tipo de embalagem seja muito bom para guardar alimentos por grandes períodos de tempo.

cestos_grande_adsEsses três componentes (papel, plástico e metal) lembram você de algo? Algo colorido, talvez? Exato, cada uma dessas substâncias é reciclada para um fim diferente. Ou seja, reciclar uma TetraPak não é algo tão fácil de se fazer. O procedimento começa levando as TetraPak para uma máquina chamada hidrapulper, uma espécie de liquidificador gigante que amassa e mistura as embalagens com água. Muita água. O papel presente nelas se solta dos outros componentes e, então, “se desmancha” em fibras de celulose. Essas fibras vão para outra máquina que produz papel reciclado.

giphy

telha-ecologica-telhado
Telha de Tetra Pak

O plástico e o alumínio restantes são ainda mais difíceis de se separar, por isso, muitas vezes eles são usados juntos para fazer telhas, por exemplo. Também se separa os dois em uma máquina de plasma que aquece os componentes a temperaturas elevadíssimas. O plástico evapora e condensa em um outro reservatório na forma de parafina que é vendida para a indústria petroquímica. Com o alumínio derretido, são feitos lingotes (barrinhas) de alumínio muito puro que podem ser usados para fabricar outras TetraPak.

Untitled-1
Lingotes de alumínio e parafina

how-to-make-sure-your-company-isnt-greenwashingOu seja, TetraPak pode ser utilizada depois do uso, mas ela não pode virar outra Tetrapak. Nos EUA, Canadá e Reino Unido, aproximadamente 20% dessas embalagens são “recicladas” apenas. É por essa razão que muitos dizem que as campanhas de reciclagem promovidas a favor da TetraPak não passam de Greenwashing. Greenwashing (lavagem verde) é quando empresas se dizem ecologicamente corretas mostrando um lado enquanto escondem um outro lado de seu negócio que é extremamente danoso à natureza.

beer-us-returnablesUma solução que se coloca é a utilização de embalagens retornáveis que não vão para o lixo e sim de volta à empresa para que ela higienize e a reutilize. A maioria das garrafas de cerveja, por exemplo, eram retornáveis até o século passado e hoje a situação é bem diferente. Esperamos que em pouco tempo a indústria se dê conta disso e possamos trocar o R de Reciclar pelo de Reutilizar.

 

Fontes: Tetrapak Green?, Greenwashing, Reciclagem Longa Vida, Reutilização de Garrafas

Deixe uma resposta