Compartilhar

Olhe sua carteira.carteira-com-dinheiro Se você tiver um pouco de sorte verá dinheiro lá. Esse papel ou metal (cédula ou moeda) tem um valor. Uma moeda de um real tem o valor de … Um real. Mas a moeda de um real não custou um real para ser produzida, ou seja,se você derretê-la e vender seu metal, ele não vai custar 1 real. Isso significa que o valor das moedas está na confiança que as pessoas têm no sistema monetário. É um acordo. Todos concordam entre si que aquele objeto custa um determinado valor que está escrito nele. E quase todos vivem nessa realidade hoje em dia, mas nem sempre foi assim.

VacaporfeijaoNo início, não havia moedas. As pessoas produziam mercadorias efetuavam a troca entre si em lugares chamados de mercados. Se eu produzisse grãos de feijão em minha fazenda e você produzisse leite com suas vacas, nós poderíamos levar nossos produtos até o mercado e negociar para fazermos uma troca justa.

Depois disso, o caminho até chegar às moedas atuais foi natural, a chamada ordem espontânea (o caminho do caótico ao ordenado se dá sem pretensão, assim como a evolução, por exemplo).

Picture 142Algumas mercadorias eram mais úteis que outras e, por isso, eram mais procuradas que as outras. Essas começaram a se destacar e viraram as chamadas moedas-mercadorias. Algumas delas são o gado e o sal. O gado podia andar por conta própria o que facilitava o transporte e o sal era muito útil na conservação de alimentos. Até hoje usamos palavras que se referem a essas moedas-mercadorias. Capital, por exemplo, vem de capita que quer dizer cabeça em latim (cabeça de gado) e salário que vem de sal.

precious-metalsO passo seguinte foi a utilização de metais. Eles eram bonitos, podia-se fazer joias com eles e eram raros. Começou-se a usar metais como moeda, mas nesse caso era preciso alguma técnica para dizer quanto valia cada peça. Faziam isso medindo o peso e a pureza de cada objeto. Com o tempo, passou-se a cunhar o metal e estampar seu peso no objeto para evitar o tempo gasto com pesagem.

Yan_State_sword_coinsSurgem então as moedas que, a princípio, tinham formato de objetos. Algumas no oriente tinham formato de faca com argolas na ponta onde podia-se amarrar em um barbante. Já no século VII AC aparecem as primeiras moedas já com o formato atual de discos metálicos.

AgathoklesCoinWithDiodotusSotirosNessa época, as moedas tinha valor intrínseco, isto é, elas valiam o que o metal delas valia. Existiam moedas de ouro e prata, por exemplo. Com o tempo, elas passaram a ser substituídas por moedas mais baratas, com valor extrínseco, ou seja, que tinham seu valor gravado nelas.

Billets_de_5000Valores atrelados a papéis vieram quando os bancos começaram a guardar o dinheiro das pessoas e, assim, entregavam um papel com o valor depositado escrito a mão. Para evitar falsificações, os governos passaram a emitir papel moeda, com técnicas de segurança que evitam falsificações.

3029097-close-up-of-euro-currency-coins-and-banknotes-money-backgroundObjetos de valores menores são mais utilizados e manuseados que aqueles de maior valor. Por isso moedas, que duram mais que as cédulas, tem os menores valores: pois são muito mais manuseadas. As cédulas são menos duráveis, por isso são usadas para valores mais altos que tem menor frequência de uso pela sociedade. Ok, então por que tudo não é feito de moeda, já que ela dura mais? Porque elas são mais difíceis de carregar e mais pesadas, cédulas são muito mais práticas e leves.

apple_pay_iphone_6_ally_cards_heroHoje utilizamos esses métodos e outros mais recentes como os cartões de crédito que, eletronicamente, colocam e retiram valores das contas dos bancos. Nos últimos anos, pagamentos com o celular têm sido cada vez mais frequentes. Quem sabe qual será a próxima forma de pagar e receber valores. Se é que o dinheiro será para sempre a forma de se adquirir objetos.

Fontes: Portal Economia, Wikipedia (Ordem espontânea)

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta