Compartilhar

Verde. O espelho é verde, mas para entender isso, tenho que explicar outras coisa como, por exemplo, o que é cor? Cor é como percebemos e diferenciamos a luz que chega em nossos olhos.

A luz é uma onda, então ela tem uma propriedade chamada frequência, tipo frequência de rádio. No caso do rádio, cada frequência tem uma estação diferente, no caso da luz, cada frequência é uma cor diferente. Não conseguimos ver todas as frequências da luz, por isso denominamos uma faixa específica de “espectro de luz visível” que é esse arco-íris bonito que você está vendo aqui em baixo.

Quanto mais para a direita, menos energia...

A maioria das fontes de luz que usamos em nosso cotidiano como o Sol e lâmpadas artificiais produzem luz branca que é o tipo de luz que possui todas as cores dentro. Ou seja, a luz branca é a mistura de todas as outras cores. Quando um feixe de luz branca atinge um objeto, ela pode absorver toda a luz (objeto preto), refletir toda a luz (objeto branco) ou absorver uma parte da luz e refletir outra parte (objeto colorido). Esse último caso acontece pois toda a matéria de objetos possui elétrons que “giram” em volta do núcleo dos átomos. Cada elétron tem uma frequência própria, quando um raio de luz com essa mesma frequência atinge ele, ele absorve a energia e começa a vibrar, passa essa vibração para os átomos vizinhos e transforma a energia luminosa do raio em energia térmica (calor). Já os raios luminosos que não tem a mesma frequência não tem o mesmo destino. Nesse caso, em vez dele vibrar em ressonância com o feixe de luz (como no primeiro caso), ele vibra rapidamente e devolve o feixe para o exterior. kft_TvNo caso da luz branca, devolve apenas as frequências diferentes das dos elétrons e absorve as outras. A frequência da luz que sai é a que enxergamos com nossos lindos olhinhos preciosos.

O que um espelho perfeito é uma folha de papel branca perfeitamente lisa tem em comum? Ambas refletem todas as frequências de luz. Mas o aspecto delas é diferente. Isso porque existem dois principais tipos de reflexão. O do espelho é a reflexão especular em que os raios de luz são refletidos no mesmo ângulo em que chegam ao objeto. Existe essa linha imaginária chamada normal e é em relação a ela que os ângulo de incidência (chegada) e reflexão (saída) se referem. Já o tipo da folha de papel é a reflexão difusa que acontece principalmente porque a superfície do papel, ao contrário do espelho, está bem longe de ser lisa. Assim, cada raio tem uma normal diferente e é refletido para uma direção diferente.

speculardiffuse

Outro fator importante que faz o espelho refletir muito bem é seu material. Ele é feito de metais, normalmente a prata ou o alumínio, que são condutores. Por isso, eles têm muitos elétrons livres que permitem que correntes elétricas passem pelo material. Como os elétrons podem se mover a vontade pelo material, nunca há um lugar com mais carga que outro, eles se distribuem homogeneamente pelo metal até não haver partes com mais carga do que outras. Por isso, um raio de luz atinge um metal, por ser onda eletromagnética, não consegue causar grandes perturbações nas cargas do metal, e este reflete o raio de luz imediatamente. Por isso metais refletem mais luz que outros materiais.

CapturarAté aqui poderíamos dizer que os espelhos são brancos. Um tipo de “branco inteligente” pois desvia os raios luminosos em ângulos específicos e não difusos como uma folha de papel. Mas tem um porém. Os espelhos não são feitos apenas do metal reflexivo, existe uma camada de vidro antes. Essa camada quase sempre é feita de um vidro específico chamado  “soda–lime sílica” que, segundo essa pesquisa, reflete um pouquinho mais de luz verde que as outras cores.

tunel espelho Olhando um espelho apenas, não conseguimos perceber esse “esverdeamento” das imagens, mas se ficamos entre dois espelhos vemos aquele túnel infinito de espelhos. Devido às múltiplas reflexões, o verde vai se acumulando e, quanto mais longe se consegue ver nesse túnel, mais esverdeado ele será.

Então agora você já sabe. Quando tudo parecer estar dando errado, vá para a frente do espelho e não faça que nem o Narciso ao se apaixonar por si mesmo, coloque outro espelho e veja a luz o verde no fim do túnel.

Fontes: Physics Classroom, Quora, All About Circuits, DTIC (pdf)

Deixe uma resposta