Compartilhar

“Nossa, você está me chamando de macaco? Aquela espécie menos evoluída?”. Sim, estou, mas não. Macaco não é uma espécie e eles não são menos evoluídos que nós. Macaco é um termo popular e genérico para um grande grupo de espécies animas que é o gênero dos primatas. O grande argumento aqui é que se todas essas espécies de primatas são chamadas de macacos, nós que somos tão próximos delas também temos de ser considerados macacos. Simples assim!

001kidNPgy6NahxaDTtab

Olhe a figura. Isso é um cladograma que mostra na parte de cima diversas espécies atuais de primatas. Ele serve para mostrar o grau de parentesco entre as espécies. Igual a uma árvore genealógica de uma família mesmo. Você, provavelmente, considera que quase todos os bichos ali sejam macacos. Ok, o lêmure (primeiro da figura, o Rei Julien ou Zoboomafoo) é um pouco diferente, mas dali para frente, tudo é chamado de macaco … menos o último. Por que?

Repare que o macaco-prego (que faz parte dos macacos do mundo novo – “New World Monkeys”) é muito mais diferente do chimpanzé do que o chimpanzé é de nós. Macacos-prego têm caudas úteis que usam para subir em árvores, se deslocam em 4 patas e são pequenos, chimpanzés, assim como nós, nem rabo têm, andam muitas vezes em pé sobre duas pernas e têm um tamanho mais perto do nosso. Apesar disso, macacos-prego e chimpanzés são colocados todos no “mesmo saco” de macacos e os humanos ficam de fora. Até porque … né? … Sei lá, devemos nos achar especiais demais.

Nossas semelhanças…

Ape_skeletons

Olhe esses esqueletos. Eles são ou não parecidos? Sério, não precisa ser grande especialista em anatomia dos animais para perceber que possuímos algum grau de parentesco olhando essa imagem. Algumas das características que está presente na maioria os primatas são:

  • Cinco dedos, sem garras e com impressões digitais.
  • Olhos virados para a frente
  • Duas glândulas mamárias
  • Gestação e infância longas
  • Três tipos de dentes
  • Cérebro grande em relação ao corpo (córtex desenvolvido)

Outro erro comum é achar que os outros primatas são menos evoluídos que os humanos. Todos os animais vivos hoje são igualmente evoluídos. Isso porque o motivo deles estarem vivos é o fato deles terem sido capazes de se adaptar ao ambiente em que vivem, ou seja, evoluíram até chegar a esse estágio.

“Mas a gente veio do macaco.”

Nós viemos de UM macaco assim como outros macacos vieram de outros macacos e foi da mesma forma que viemos de nossos avós (só que numa escala bem maior). Nós não somos descendentes de nenhuma espécie de macaco que exista hoje em dia. Olhe o cladograma mais uma vez. Existiu uma espécie que deu origem a chimpanzés e humanos. Ela é representada no gráfico pela bifurcação das linhas. É como se nós humanos tivéssemos um avô em comum com os chimpanzés, uma bisavô em comum com os gorilas, um tataravô em comum os orangotangos e por aí vai.

É importante lembrar que o avô que temos em comum com o chimpanzé não é nem chimpanzé e nem humano. Ele era de uma outra espécie que deu origem a duas outras: uma parte virou chimpanzé (e bonobos) e outra parte da família (nossa parte da família) se tornou humana. Isso pode acontecer por diversos motivos como a migração de partes da população da espécie x para um locais diferentes, por exemplo. Isso faria com que as necessidades de adaptação de cada ambiente fossem diferentes. Assim, uma parte do grupo se desenvolveu de uma forma e outra parte de outra forma. Para saber mais sobre evolução, confira o post “Por que as flores são bonitas?”.

Esse artigo foi muito inspirado em um vídeo do Pirula, um biólogo que tem um canal ativo no YouTube. Se você nos conhece, provavelmente já conhece ele também, mas talvez não tenha visto esse episódio em específico. Segue o vídeo:

Leu e pensou “todo mundo precisa saber disso”? Você pode compartilhar esse artigo com alguém ou pode adquirir nossa camiseta “Somos todos Hominidae” que está disponível na loja Star Stuff! Clique aqui para conferir!

hominidae 3

2 COMENTÁRIOS

    • Olá, Vinicius! Por conta de um projeto paralelo nosso, a Star Stuff, uma loja de camisetas científicas, infelizmente acabamos ficando sem tempo para manter o blog. Porém até o final do ano pretendemos voltar com tudo e reviver o blog que tanto adoramos. :)

Deixe uma resposta